segunda-feira, 3 de agosto de 2015

#review08 - "Pó de Lua - para diminuir a gravidade das coisas", de Clarice Freire

Converse com a lua

Sinopse - Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.
Todo mundo já teve algum momento da vida em que olhou para a lua e disse: “Queria ser leve que nem você, que está sempre a ver a Terra e refletir o Sol, flutuando na gravidade inexistente do espaço”. O.k., sei que é meio louco da minha parte afirmar isso, mas você já conversou com a lua, mesmo que por pensamento, que eu sei. Não preciso ser médium para isso. E garanto: depois desse livro, tudo vai ficar mais leve, mais sutil, e você pode até ver a lua sorrir de vez em quando.
Clarice é pernambucana, lá de Recife. Toda poesia, ela começou a postar seus desenhos escritos e palavras desenhadas em seu blog, que carrega o mesmo título do livro, e, compartilhando nas redes sociais, conseguiu um acesso ainda maior, extremamente poderoso, pode-se dizer, de tantos leitores que Pó de Lua – para diminuir a gravidadedas coisas virou um livro.
Publicado pela editora Intrínseca em 2014, os rabiscos vivos de Clarice ganharam o Brasil numa viagem mágica pela mente das pessoas, bem mais do que só nas redes sociais. Afinal, que leitor não gosta de ter um livro à mão?
Confesso que, quando peguei o livro, minha mãe disse: “tu não tem vergonha de ler isso? Tu acaba isso em um dia!”. Bom, foram dois dias, mas nunca me senti tão bem depois de um livro. Outra confissão: em mim, Pó de Lua teve um efeito mais relaxante que os livros de colorir. Não que eles não sejam bons, legais, lindos e fofos, mas ver as cores e os amores desse livro superam, na minha opinião, qualquer coisa que esteja por ser colorida.
E isso explica aquele comentário anterior: conversar com a lua não faz mal algum. Acho que, para quem gosta de viajar para o mundo dos sonhos de vez em quando, como eu, trocar uma ideia com o espelho do sol aqui e acolá faz um bem danado!
Para quem gosta de poesia desenhada, superindico Pó de Lua. Para quem não gosta, bom... Até a próxima resenha pessoal!

Autora - Publicitária, compositora e autora são só alguns dos atributos dessa Pernambucana nascida em 1988, que alcançou rapidamente o sucesso e conquistou mais de um milhão de fãs no Facebook. Desde muito cedo aprendeu a usar as palavras para acalmar suas inquietações e cresceu admirando os desenhos em lápis de cor da mãe, Lúcia, e os versos do pai, Wilson. Uma noite, ouviu falar que a lua era bela porque, mesmo sendo só areia, deixava refletir a luz de outro, e por isso as noites não são escuras. Daí veio a inspiração para o nome de seu blog, Pó de Lua. Hoje, com um livro publicado e uma coluna no blog da Intrínseca, Clarice está só começando a diminuir a gravidade das coisas e aumentar a poesia nos corações de milhares de leitores.

Um comentário:

Fernanda de Morais disse...

Aaah eu não gostei. Esperava uma história com enredo completo e não só pensamentos. Fiquei um pouco decepcionada.