segunda-feira, 17 de agosto de 2015

#review09 - "Em Algum Lugar do Paraíso", de Luís Fernando Veríssimo

Vero... Veríssimo!


Sinopse - Em algum lugar do Paraíso - Neste livro, o leitor irá se deparar com situações inusitadas e questionamentos atemporais que permeiam a experiência humana. Nas 41 crônicas selecionadas entre 350 para 'Em algum lugar do paraíso', todas inéditas em livro e escritas ao longo dos últimos cinco anos, Luís Fernando Veríssimo fala sobre a vida, a morte, o tempo, o amor, sempre com um ar nostálgico e repleto de reflexões acerca das escolhas feitas ao longo da existência. Em algum lugar do paraíso é um livro cheio de personagens idiossincráticos e ao mesmo tempo comuns - o papai-noel de shopping, o maître de um restaurante falido, o aposentado, a caçadora de viúvos, casais de longa data, recém-casados, casais que se separam e o solteiro sedutor. Todos possuem as mesmas inquietações, tão comuns a todo mundo.

Finalmente concluí minha meta de leitura para as férias, e antes que as aulas começassem. Isso é maravilhoso! #FériasdeEscritor foi um dos melhores períodos na minha vida de leitor/escritor. Para quem não sabe, concluí minha coletânea de contos de Dark Fantasy, selecionei parceiros para o livro Magos da Música e ainda tive tempo de postar aqui (risos). Agora, para fechar com bom humor e descontração essas férias mais que merecidas, terminei de ler o livro de um dos autores nacionais que mais admiro: Luís Fernando Veríssimo.
O livro Em Algum Lugar do Paraíso foi publicado pela editora Objetiva em 2011 e conta com 41 crônicas de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Veríssimo nos apresenta um humor excepcional em relatos do que realmente aconteceria conosco no cotidiano.
O título dá-se por conta da primeira crônica, de mesmo nome, que relata os primeiros seres humanos da criação descobrindo, depois do fruto proibido, o tempo, o sexo e o próprio corpo. Claro, de uma maneira filosófica e engraçada ao mesmo tempo.
Há várias outras crônicas que, como sempre, não tem como eu colocar aqui, mas fica essa superdica: leiam as obras desse cara, não vão se arrepender.
Esse é o segundo livro dele que leio. O primeiro foi Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos, lançado pela mesma editora em 2013, que, como o título já diz, nos apresenta contos, histórias curtas e de épocas distintas, e com o mesmo teor humorístico, uma característica própria do autor.
Espero que gostem, se procurarem ler, e que continuem acompanhando o blog. Obrigado pela atenção!

Autor - Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936) é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Veríssimo.

Nenhum comentário: